APIP leva o compromisso da Indústria dos Plásticos à COP30 Brazil apip 15/11/2025

APIP leva o compromisso da Indústria dos Plásticos à COP30 Brazil

Painel “Decarbonizing Industry – The Plastics Commitment” destaca projetos estruturantes para a neutralidade carbónica

A APIP – Associação Portuguesa da Indústria de Plásticos esteve ontem presente no Pavilhão de Portugal da COP30 Brazil, em Belém do Pará, onde promoveu o painel Decarbonizing Industry – The Plastics Commitment, reforçando o papel estratégico da indústria na ação climática global.

O debate foi moderado por Cátia Morais, Communication Manager da APIP, e reuniu especialistas de referência para discutir iniciativas que estão a moldar o futuro sustentável do setor.


1. Roteiro para a Descarbonização da Indústria dos Plásticos (RDIP)

Apresentado como uma das ferramentas mais relevantes para a transição climática do setor, o RDIP – promovido pela APIP com o apoio técnico da EY – estabelece prioridades claras para reduzir emissões, capacitar PME e alinhar a indústria portuguesa com os objetivos europeus de neutralidade carbónica.

Norma Franco (Partner EY, Climate Change & Sustainability Services) e Jorge Cristino (Partner Get2C e Coordenador do Comité Estratégico do Advisory Board do RDIP) destacaram:

  • a importância de uma abordagem colaborativa ao longo de toda a cadeia de valor;
  • o contributo do RDIP para criar soluções reais, mensuráveis e orientadas para resultados;
  • a necessidade de articulação do setor com as políticas europeias e o reforço do papel de Portugal no contexto internacional da neutralidade carbónica.

2. Agenda Mobilizadora Sustainable Plastics

O painel abordou também a Agenda Mobilizadora Sustainable Plastics, apresentada por Nuno Aguiar, um projeto que integra 49 entidades, liderado pela Logoplaste Innovation Lab e cofinanciado pelo PRR.

Esta agenda – lançada por iniciativa da APIP – já demonstra impactos concretos, nomeadamente em:

  • inovação e desenvolvimento de novos materiais;
  • eficiência energética;
  • processos industriais mais sustentáveis;
  • e reforço da competitividade do setor.

Jardel Saraiva, CEO da Globoplast Ind. e Com. Plásticos Ltda, trouxe a perspetiva brasileira, evidenciando desafios e oportunidades da indústria no Brasil e sublinhando a importância da cooperação internacional na criação de soluções conjuntas para a neutralidade carbónica.


3. Plastics Summit – Global Event 2025 & Position Statement

A terceira iniciativa em destaque foi o Plastics Summit – Global Event 2025, apresentado por Pedro Paes do Amaral, Vice-Presidente Executivo da APIP e Diretor Executivo do evento, que reuniu mais de 1.250 participantes de todo o mundo em Lisboa.

Pedro Paes do Amaral salientou as principais conclusões do encontro e os desafios que o setor enfrenta, reforçando a necessidade de equilibrar:

  • as exigências ambientais da União Europeia;
  • com a competitividade global das empresas do setor.

Nuno Aguiar apresentou também as conclusões do Position Statement, documento resultante do Plastics Summit – Global Event 2025, destacando o seu contributo para acelerar a neutralidade carbónica, promover a circularidade e apoiar políticas públicas e iniciativas globais na área dos plásticos.


Assista ao debate na íntegra:

A APIP agradece especialmente ao Ministério do Ambiente e Energia, a todos os oradores presentes e ao público que acompanhou este importante momento de diálogo internacional sobre a ação climática e o futuro sustentável da Indústria dos Plásticos.